Search
Close this search box.

SETEMBRO VERDE – mês de conscientização a doação de órgãos

SETEMBRO VERDE – mês de conscientização a doação de órgãos

O mês de setembro é marcado pela campanha Setembro Verde, que busca incentivar o debate em torno da doação de órgãos. Neste período, o país é tomado por campanhas que ressaltam a importância de se doar órgãos. O reforço está em elucidar como esse ato pode salvar a vida de muitas pessoas.

O transplante de órgãos é um procedimento realizado para a reposição de um órgão (como o coração, pulmão, rim) ou de um tecido do corpo (medula óssea, osso, córneas) de um paciente doente (chamado receptor) pelo órgão de um doador, vivo ou morto.

No Brasil, a doação de órgãos só pode ser realizada com a autorização familiar, quem busca se tornar um doador deve conversar com seus parentes sobre a vontade de doar órgãos após seu falecimento. Desse modo, eles estarão cientes de que precisam autorizar a doação em caso de morte encefálica.

Obviamente, não é possível garantir que a vontade do doador será realizada. Porém, na maioria dos casos em que o doador expressa seu desejo para a família, esse desejo acaba sendo respeitado. Nos casos em que a vontade do doador é expressamente registrada, ela pode vir a ser aceita em casos de embate judicial.

Converse com sua família e seja um doador. Doar órgãos é um ato de amor que recomeça outra vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima