Celebrado em 26 de abril, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial serve como alerta para a população sobre os perigos causados pela doença. Considerada uma enfermidade silenciosa, que com o passar dos anos se não tratada pode causar danos irreparáveis à saúde e ao bem estar físico, sendo motivo frequente de infarto, acidente vascular cerebral e insuficiência renal.
A hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta, é uma doença crônica. A principal característica do distúrbio são os níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, identificados quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou estão em níveis elevados.
Conforme informações da Sociedade Brasileira de Hipertensão, no Brasil cerca de 33% da população sofre com a pressão acima do ideal. Como toda disfunção no organismo, a hipertensão demanda cuidado, principalmente por desencadear consequências graves para a saúde do corpo.
Entre as causas mais relevantes relacionadas com a alta prevalência da doença na população está a predisposição genética; estilo de vida, envolvendo pouca atividade física e condições constantes de stress; ansiedade; preocupações; e alimentação rica em alimentos com muito sal.
Há, ainda, condições como obesidade, estresse e colesterol em níveis elevados que podem desencadear a hipertensão. É importante destacar, também, que a incidência da doença aumenta com a idade. Consequentemente, idosos devem estar mais atentos e cuidadosos em relação à alimentação, principalmente, em busca da prevenção.
Sintomas e tratamento
Silenciosa, a hipertensão apresenta sintomas apenas quando está em fase avançada. Os sinais incluem dores no peito e de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal. As formas de tratamento da hipertensão arterial envolvem, em primeiro lugar, determinar se a hipertensão é primária ou secundária. Quando é secundária, é importante tratar a doença de base que está causando o estado hipertensivo, como corrigir a estenose da artéria renal, excisar o tumor da adrenal e etc.
Finalmente, a resposta para prevenir problemas em relação à pressão arterial está na adoção de um estilo de vida saudável. Outra sugestão é realizar o check-up médico anualmente. Assim, fica fácil conhecer o corpo e seu funcionamento, identificando se tudo está funcionando de forma adequada.