Search
Close this search box.

Diversão e consciente no HMNSL e UPA de Pinhais

Diversão e consciente no HMNSL e UPA de Pinhais

No mês de junho a equipe do Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais e Unidade de Pronto Atendimento UPA, recebeu a gincana “Quando eu me cuido, eu te cuido” uma forma divertida de abordar a importância da higienização das mãos por parte dos colaboradores que atuam na unidade de saúde.
A higienização das mãos é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, o projeto “Quando eu me cuido, eu te cuido” tem como objetivo de forma dinâmica e divertida explicar e estimular a prevenção e o controle de infecções.
As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois por meio delas executam suas atividades. Assim, a segurança dos pacientes, nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais (ANVISA, 2009).
Trazendo uma abordagem divertida desse hábito, os colaboradores participaram de atividades lúdicas, que tem como objetivo estimular os colaboradores a participar e propagar o conhecimento adquirido durante a gincana. Foi realizado também um Quiz de perguntas, junto ainda a entrega de brindes a cada resposta certa, estimulando os colaboradores a participarem de forma ativa da ação e testando seus conhecimentos básicos.
Dividida em duas fases a gincana levou os participantes com maior pontuação para a segunda fase, onde o desafio era lavar as mãos sujas de tinta, da forma correta em apenas 40 segundos e ainda com os olhos vendados, recebendo como prêmio uma camiseta personalizada do projeto.
A ação foi conduzida pela enfermeira Eline Santos, responsável pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da unidade com apoio do Técnico de Enfermagem Elias Jhonny Santos. Os profissionais reforçaram que o objetivo é trazer mais campanhas ampliando o conhecimento técnico das equipes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima