Esta é a segunda unidade gerenciada pelo INCS que tem sua qualidade assistencial acredita, a primeira foi a UPA Campo dos Alemães de São José dos Campos.
O Instituto Nacional de Ciências da Saúde conquistou mais um selo ONA 1 – Acreditado, desta vez para a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz de Pinhais – HMNSLP, sendo o primeiro hospital público do Sul do país a receber a acreditação ONA nível 1. O resultado da avaliação para a certificação foi homologado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. A UPA e HMNSLP está localizada na cidade de Pinhais, estado do Paraná.
Esta é a segunda unidade gerenciada pelo INCS que tem sua qualidade assistencial reconhecida pela ONA. A primeira foi a UPA Campo dos Alemães de São José dos Campos, que possui o selo ONA 1 – Acreditado. Ambas são custeadas pelo poder público e estão vinculadas ao SUS – Sistema Único de Saúde. A avaliação foi feita pelo IPASS – Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde e avaliadores habilitados pela ONA.
De acordo com a Gestora do INCS – UPA e HMNSLP, Cristina Grolli a preparação para a certificação durou pouco mais de 2 anos. Desde novembro de 2020 a UPA e HMNSLP vem implantando diversas ações em prol da cultura da segurança e qualidade dos serviços prestados.
Para Cristina, a certificação ONA nível 1 representa a responsabilidade e o comprometimento com a incorporação de processos voltados para segurança e melhoria contínua da qualidade do serviço. As mudanças já têm mostrado resultados e impactado os pacientes positivamente. “Os usuários já sentem as mudanças que medimos por meio das pesquisas de satisfação e ouvidorias internas e externas”, comentou Cristina.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.