Nos dias 15 e 16 de fevereiro a Unidade de Pronto Atendimento – UPA Campo dos Alemães administrada pelo INCS- Instituto de Ciências da Saúde, vai promover em parceria com o Projeto Sprint o treinamento de manejo do paciente com Infarto Agudo do miocárdio com Supra de ST – IAMCSST. O palestrante convidado é Paulo Henrique, educador científico. O treinamento será ministrado em dois períodos, na parte da manhã às 8h30 e às 9h30 e no período da noite às 19h30 e às 20h30.
O infarto agudo do miocárdio com Supra de ST – IAMCSST corresponde a uma das principais causas de mortalidade por doenças cardiovasculares. Sendo uma situação clínica de extrema gravidade, com risco de levar o paciente a óbito e que se caracteriza como emergência médica.
O treinamento pode ser feito por todos os colaboradores da UPA Campo dos Alemães, UPA Alto da Ponte e UPA Putim. As inscrições para o treinamento estão abertas e podem ser feitas na sala da Coordenação de Enfermagem da UPA Campo dos Alemães, onde também será realizada a entrega do material e do certificado de participação.
De acordo com informações do gestor do INCS UPA Campo dos Alemães, Rafael Rodrigues o projeto Sprint foi implantado em 2019 no município de São José dos Campos. “O método aplicado no treinamento Sprint visa acelerar o acesso do paciente com suspeita de infarto ao tratamento”, comentou Rafael.
Segundo informações da Sociedade Brasileira de Cardiologia quando o assunto é saúde, ganhar tempo é fundamental para evitar que o quadro piore. No caso do infarto, é essencial que o atendimento ocorra em no máximo 120 minutos.
Visando ainda acelerar o procedimento em uma comunicação alinhada, Rafael comentou sobre a importância da utilização do aplicativo JOIN, presente em todas as UPAs da cidade. “O app agiliza essa comunicação direto com o centro de hemodinâmica, para que seja cumprido o tempo porta x balão e porta x agulha” explicou.