Fibrose Cística, ou muscoviscidose, também conhecida como Doença do Beijo Salgado, é uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos e não tem cura. Ocorre a partir de uma falha da proteína CFTR, podendo fazer com que o organismo produza muco até 60 vezes mais espesso do que o normal. A campanha neste ano tem como lema “Se não houver cura, que haja conforto”.
Os sintomas costumam surgir nos primeiros meses de vida, entretanto o quadro clínico e a gravidade podem variar entre os pacientes, afetando os sistemas digestivo, respiratório e glândulas sudoríparas.
Na maioria das vezes, a fibrose cística é diagnosticada na infância, por meio do Teste do Pezinho. Se o resultado for positivo, deve ser repetido e confirmado por meio do Teste do Suor ou de exames genéticos.
A fibrose cística não tem cura. Com o tratamento adequado, o paciente pode apresentar melhora dos sintomas, redução de complicações e restabelecimento de sua qualidade de vida. Recomenda-se monitoramento cuidadoso e intervenção precoce e agressiva para retardar a progressão da doença, que pode levar a uma vida mais longa, pois quanto mais cedo for diagnosticada melhor será para o paciente.