Search
Close this search box.

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue

Junho Vermelho: mês de conscientização para a doação de sangue


Dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.

Requisitos para doar sangue


Estar em boas condições de saúde;
Ter entre 18 e 65 anos;
Pesar no mínimo 50 Kg;
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima