Search
Close this search box.

INCS e Prefeitura de São José dos Campos iniciam projeto de integração nos atendimentos de saúde

INCS e Prefeitura de São José dos Campos iniciam projeto de integração nos atendimentos de saúde


Administradas pelo INCS, UPA Alto da Ponte e UBSs que compõem a microrregião norte da cidade passam a prestar atendimento integrado

Consciente da necessidade da aplicação de um fluxo assertivo para os atendimentos realizados nas unidades de saúde que administra, o Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos tem aplicado, desde dezembro de 2022, um trabalho conjunto na microrregião norte do município visando um melhor atendimento aos pacientes.

As unidades que passaram a desempenhar este atendimento integrado são UPA – Unidade de Pronto Atendimento Alto da Ponte junto as Unidades Básicas de Saúde, UBS Altos de Santana, UBS Alto da Ponte e UBS Telespark.

Os pacientes atendidos na Unidade de Pronto Atendimento, em casos considerados ambulatoriais conforme avaliação do profissional médico, são orientados a buscar o serviço de atenção básica realizado pelas Unidades Básicas de Saúde mais próxima ao seu endereço, conforme informações do gerente de operações do INCS, Daniel Frugoli.

Após quase dois meses de trabalho e planejamento administrativo, que vem organizando o fluxo estabelecido pela Atenção Básica, preconizado pelo SUS – Sistema Único de Saúde, a expectativa é para que nos próximos meses os resultados comecem a aparecer. “O objetivo é acompanhar o paciente em todo seu histórico de atendimentos”, comentou Daniel.

Atenção Básica em Saúde


A atenção básica ou atenção primária em saúde é conhecida como a “porta de entrada” dos usuários no sistema público de saúde, ou seja, é o atendimento inicial. Com objetivo de orientar sobre a prevenção de doenças e solucionar os possíveis agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade a atenção básica funciona, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.

No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família – ESF, que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde – UBSs. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas Unidades Básicas de Saúde, incentivando o paciente na investigação a fundo do que está causando sua enfermidade, bem como tratamento adequado e acompanhamento médico e ambulatorial quando necessário.

2 comentários em “INCS e Prefeitura de São José dos Campos iniciam projeto de integração nos atendimentos de saúde”

  1. Bom dia !!! UPA UNI Putin SJC Exemplos de acolhimento e Presteza! Profissionais da Recepção Daniele e Carol exemplar . Limpeza do local ótima vejo que as profissionais deste setor se dedicar. Deveriam prestar este mesmo tipo de qualidade no UPA Campo dos alemães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima