Search
Close this search box.

Implantação de ESF na unidade de Saúde Telespark

Implantação de ESF na unidade de Saúde Telespark

O objetivo é otimizar os atendimentos de forma assertiva, ampliando a oferta de atendimentos de forma geral

A Unidade Básica de Saúde Telespark, administrada pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, passou por uma transição de UBS tradicional para Estratégia Saúde da Família (ESF) ao final de dezembro de 2022. O objetivo é otimizar os atendimentos de forma assertiva, ampliando a oferta de atendimentos de forma geral (consultas médicas, acolhimento com demanda espontânea, consultas odontológicas, etc).

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Primária, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais em um território abrangente e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades da população.

Desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado dirigidas à população da abrangência e por gestão qualificada a ESF é conduzida por equipe multiprofissional, que assume responsabilidade sanitária local. As equipes dessa estratégia são compostas, pelo profissional médico generalista e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família; pelo técnico de enfermagem e pelo agente comunitário de saúde (ACS).

Cada equipe do ESF é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e três agentes comunitários de saúde, e é responsável por 3 mil a 4 mil pessoas. A realização de visitas domiciliares, reuniões e grupos educativos são algumas das atividades realizadas pelas equipes, além das ações rotineiras da UBS.

De acordo com informações da gestora INCS ESF Telespark – Daniela Dias, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) os pacientes serão avaliados como um todo pelo médico generalista, sem a necessidade por exemplo no atendimento a mulheres e gestantes de consulta diretamente com ginecologista e para crianças o atendimento do pediatra. “O médico generalista tem a capacitação técnica de avaliar mais a fundo caso a caso, solicitar exames específicos, recomendar condutas de tratamentos e se julgar necessário fazer o encaminhamento para especialista” comentou Daniela.

A ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias, promover o acesso aos serviços, possibilitar o estabelecimento de vínculos entre a equipe e os usuários, a continuidade do cuidado e aumentar a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns com ações que englobam a assistência, a promoção à saúde e a prevenção de doenças, produzindo maior impacto na situação de saúde local.

O trabalho é realizado pelas equipes de saúde da família que atuam na Unidade Básica de Saúde e em sua área de abrangência, considerando não só o indivíduo, mas o contexto familiar e a realidade do território em que vive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima