A Unidade de Pronto Atendimento Campos dos Alemães, administrada pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde conquistou o selo ONA 1 – Acreditado. O resultado da avaliação para a certificação foi homologado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.
Conforme informações da ONA a avaliação é realizada em conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação com foco na segurança do paciente, avaliando de forma detalhada a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio. A análise foi feita pelo IPASS – Instituto de Planejamento e Pesquisa para Acreditação em Serviços de Saúde e avaliadores habilitados pela ONA.
A acreditação é um sistema de avaliação da qualidade de serviços de saúde a partir de critérios pré-definidos. O processo é voluntário, ou seja, é a instituição que manifesta o interesse em ser avaliada. Após a acreditação, os serviços de saúde continuam sendo avaliados periodicamente durante todo o período de validade do certificado.
De acordo com Rafael Rodrigues, gerente do INCS – UPA Campo dos Alemães foram aproximadamente dois anos de preparação e implantação de melhorias para a certificação. “Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motiva a alcançar a acreditação em excelência. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente. Conquista realizada com empenho e dedicação de todas as coordenações envolvidas e de toda equipe que juntos chegamos a esse start”, comentou Rodrigues.
A UPA Campo dos Alemães está localizada na cidade de São José dos Campos e desde Fevereiro de 2020 é administrada pelo Instituto Nacional de Ciências da Saúde – INCS.
Sobre a ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Desde 1999, a ONA trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
Fundada em 1999, a ONA se consolidou como a principal acreditação de saúde do país. Seus manuais são específicos para diversos tipos de estabelecimentos: hospitais, ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, assistência domiciliar, clínicas odontológicas, clínicas de hemoterapia, serviços de terapia renal substitutiva e serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear, câmera hiperbárica e serviços oncológicos.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.