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Abril Verde – Conscientização da Saúde e Segurança do Trabalho

Abril Verde – Conscientização da Saúde e Segurança do Trabalho


A campanha Abril Verde foi criada com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais e suas formas de prevenção. É neste mês, no dia 28 de abril, que a OIT (Organização Internacional do Trabalho) instituiu, em 2003, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

O que é acidente de trabalho?


O acidente de trabalho é uma eventualidade causada dentro do ambiente de trabalho ou enquanto você exerce a sua função como colaborador, podendo ser uma ocorrência simples ou até mesmo mais grave. É importante reforçar que os acidentes de trabalho são responsabilidade da organização, que deve cumprir suas obrigações conforme está na lei.

Tipos de acidente de trabalho previstos na legislação brasileira


Acidente típico


Acontece quando o colaborador está executando alguma ação dentro da sua função. Por exemplo, um colaborador que sofre alguma queda da escada e tem alguma lesão grave, ou tem algum acidente enquanto faz uma visita técnica a um cliente.
É o tipo de acidente mais comum e também o que mais se tem conhecimento, porque a empresa já preparou um treinamento para que aquela função seja executada, ainda que seja a instrução para sempre utilizar o corrimão ou um simples capacete necessário em uma obra. Isto é: aqueles riscos são previstos e, por isso, a própria organização fornece o conhecimento necessário ao funcionário para evitar ao máximo que esse tipo de acidente aconteça.
Um dos pontos necessários para evitar esse tipo de acidente é a utilização correta dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que devem ser fornecidos pela empresa para que os colaboradores possam se proteger.

Acidente agravante


Esse acidente pode ser um pouco mais complexo, uma vez que a condição do trabalho piora um problema preexistente. Exemplo: o colaborador já tem algum tipo de problema na coluna, e sua função acaba agravando a situação.

Acidente de trajeto


Como o próprio nome já diz, acontece quando o colaborador está se deslocando para o trabalho ou a trabalho.

Doença do trabalho


Ocorre a médio e longo prazo, pois é causada pelas funções que o colaborador exerce no dia a dia, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e outros distúrbios osteomusculares, que provocam desgaste ao longo do tempo. Podem também se manifestar doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, como barulhos muito altos ou resíduos tóxicos que prejudicam o pulmão.

Como proceder em casos de acidente de trabalho?


Quando um acidente de trabalho acontece, é preciso fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT. A partir daí o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS avalia a situação e dá continuidade aos processos seguintes. Dessa forma, a empresa faz a sua parte e o colaborador também é amparado da forma como precisa.
É imprescindível que, caso algum desses acidentes aconteça, o procedimento seja feito de forma correta para que empresa e colaborador possam ter seus direitos e deveres atendidos como diz a lei. Vale lembrar, também, que a investigação e o diagnóstico de cada caso são feitos pelo INSS. O órgão é responsável por verificar o ocorrido e tomar as medidas necessárias de acordo com cada acidente.

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