UPA Campo dos Alemães – São José dos Campos

Em 2021, a Unidade de Pronto Atendimento 24h – Campo dos Alemães em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, realizou 151.126 mil atendimentos. Foram 119.779 mil consultas de Clínica Médica e 31.347 Pediatria, 15 mil acolhimentos social, 65.976 mil exames laboratoriais, 26.027 raios X, 1.680 suturas, 2.951 observações, 1.750 transferências. A UPA pertence à Prefeitura Municipal de São José dos Campos, e fica sob a responsabilidade e fiscalização do DHE. E desde 01 de fevereiro de 2020, está sob gestão do INCS – INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Atualmente, a unidade é referência para os casos de urgência e emergência.

Qualidade

Desde 2020, a unidade elabora processos de qualidade assistenciais e administrativos voltados para segurança dos colaboradores, pacientes e acompanhantes.

A unidade tem como foco principal a sua gestão organizacional missão, visão e valores, o que torna decisivo o engajamento dos colaboradores e líderes, favorecendo a elaboração de planejamento estratégico para um alinhamento da equipe multidisciplinar. Em nossas políticas institucionais destacamos a importância da política de comunicação.

Assim, nos fortalecendo para os processos da qualidade e segurança do paciente.

Para as lideranças da Unidade de Pronto Atendimento 24h – Campo dos Alemães, o sucesso da instituição vem do envolvimento na gestão organizacional com foco na humanização e capacitação dos seus colaboradores.

“Assumimos a unidade onde os desafios começaram com o perfil da população da área de abrangência. Foi necessário muito trabalho em equipe para que os pacientes e acompanhantes estabelecessem a confiança e credibilidade de todos os processos assistenciais implantados” explica a Gestora da unidade, Viviane Miranda.

Atendimento e Dedicação

Pode passar despercebido, mas quem procura atendimento na unidade não imagina o empenho e dedicação da enfermeira Emília Alves, responsável pela Educação Continuada da Unidade de Pronto Atendimento 24h – Campo dos Alemães, que atua não somente com treinamentos na instituição, mas também com a humanização. Segundo ela, a humanização na equipe é essencial visto que, uma equipe humanizada e altamente qualificada gera impacto imediato na segurança do paciente e dos colaboradores.