UBS Santana – São José dos Campos

Em 2021, a UBS – Unidade Básica de Saúde Santana em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, realizou 94.757 atendimentos. Dentre os atendimentos realizados, destacamos as 11.205 consultas de Clínica Médica,  e 3.255 de Pediatria/Puericultura, 5.674 consulta de Ginecologia/Obstetrícia, acolhimentos com Enfermeira 12.755, 763 Coletas de Preventivo, 860 Testes Rápido IST, 13.588 atendimentos na Hipodermia, 218 pacientes atendidos no PAD (Programa de Atendimento Domiciliar), Administração de Vacinas rotina/covid-19 total de 13.755, 1.631 Curativos, 32 Inserção de DIU. A UBS pertence à Prefeitura Municipal de São José dos Campos,  fica sob a responsabilidade e fiscalização do DAPRIS (Departamento de Atenção Básica a Saúde) e desde 04 de maio de 2020, está sob gestão do INCS – Instituto Nacional de Ciências da Saúde. Atualmente, a unidade é referência para atenção primária.

Qualidade e  Melhoria Contínua

Desde 2020, a unidade tem adotado diversas estratégias em busca da melhoria contínua dos seus fluxos e processos.

Atendendo a determinação dos protocolos do Ministério da Saúde, bem como, da Secretaria Municipal de Saúde todo paciente que chega na recepção da unidade são Acolhidos em Demanda Espontânea pelas Enfermeiras Tayná, Priscilla e Yasmin, que escutará as queixas e após avaliar o paciente, estes profissionais direcionaram para agendamento de consultas e  demais serviços prestados na unidade e na RAS (Rede de Apoio a Saúde). 

Outra ferramenta que tem contribuído para a qualidade da assistência na unidade é o ROUND, sempre no início da jornada de trabalho. Consiste em encontros diários de, no máximo, dez minutos, que reúnem colaboradores de todas as áreas para informações do dia, pontuar as possíveis falhas ocorridas no dia anterior e desenvolver medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência. E como ferramenta de comunicação interna utilizamos o SKYPE nos computadores de todos os setores, o que facilita o acesso rápido das dúvidas dos colaboradores para realizar um melhor atendimento, com isso, tentamos evitar ao máximo as falhas na comunicação.

Para Cristiane Reino, gerente administrativa da unidade, esses processos tornam a assistência mais segura para o paciente e até mesmo para os colaboradores.

“Assumimos uma unidade que tinha demanda reprimida de consultas médicas. Uma população idosa carente de atendimento e serviços especializados. Através da padronização dos atendimentos  por meio de muito trabalho conseguimos  estreitar os vínculos com a população e atualmente todas as consultas são agendadas para um tempo menor que 30 dias. Com um atendimento mais humanizado e seguro para paciente e colaboradores, conquistamos a credibilidade de toda nossa área de abrangência.”, explica a gerente administrativa.

As melhorias para unidade não param, desde que iniciamos os trabalhos já foram realizadas algumas adequações: 

  • Aquisição de ar condicionado e cortina de ar para CME, Farmácia e Almoxarifado para atender as RDCs pertinentes (15; 44; 304);
  • Construção DML com saída correta para área externa;
  • Locação de mais computadores para melhor atendimento das demandas;
  • Demanda Espontânea;
  • Implantação de sistema de ar comprimido para a CME;
  • Certificação da Potabilidade da água;
  • Coleta de resíduo químico;
  • Capacitação aos colaboradores;
  • Equipe uniformizada que garante a segurança dos usuários. 

Os bastidores do atendimento 

Pode passar despercebido para quem procura atendimento na unidade, mas ofertar assistência de qualidade depende do trabalho de muita gente. E a maioria delas está livre do jaleco e dos uniformes assistenciais.

É o caso da auxiliar administrativa Viviane Nascimento. Segundo ela, o reconhecimento da equipe faz parte da rotina da unidade, impactando diretamente na qualidade do atendimento ao usuário.

“Este tempo que estou trabalhando no Instituto, diretamente na UBS, tive o prazer de contribuir com o atendimento de qualidade e humanizado para com os pacientes, temos uma equipe engajada onde o principal intuito é o paciente, prestamos um serviço de excelência, procurando atender o paciente e suas queixas da melhor maneira possível. médicos, equipe de enfermagem e administrativo trabalhando juntos pela qualidade do serviço.”, comentou a colaboradora.